Confira como foi a apresentação do xCloud no GDC



A Microsoft fez uma apresentação do xCloud no Game Developer Conference 2025 e trouxe alguns detalhes extras sobre o serviço que nunca tinha falado abertamente. 


Ela informou que seu objetivo não é substituir as formas de jogo tradicionais, como Xbox e PC, mas sim complementá-las. Somente entre outubro e dezembro de 2024, os jogadores transmitiram mais de 140 milhões de horas jogadas no xCloud, um número colossal de tempo. Isso revela o quanto o xCloud está sendo utilizado no mundo todo, além de, é claro, os consoles e PCs.


Além disso, a Microsoft também revelou alguns detalhes técnicos sobre o xCloud que nunca tínhamos ouvido falar; a empresa mostrou como a latência é algo extremamente complexo de se trabalhar, e para abordar isso, desenvolveram um hardware de teste automático que simula vários comandos do jogador no controle em vários dispositivos ao mesmo tempo.  


Algumas das melhorias que aplicaram em relação a latência foram:


A conexão direta reduz a latência de entrada em 16-72ms, dependendo do jogo. Mas esse recurso ainda não foi aplicado em todos os jogos, então é por isso que em alguns títulos temos a impressão de um input lag bem mais alto.


Também fizeram ajustes para trabalhar com decodificadores de vídeo específicos do dispositivo, e assim conseguiram reduzir dezenas de ms de latência.


Eles também estão realizando expansões nos data centers, assim reduzindo a latência ainda mais pelo fato dos servidores estarem bem mais próximos.


Esse foi só o início de tudo. A Microsoft já prometeu várias novidades que chegarão ainda em 2025, então vamos aguardar!