O Futuro do Cloud Gaming: Boosteroid expande fronteiras e promete novidades para o Brasil!

Entrevista - O futuro e o presente do Boosteroid!

O futuro e o presente do Boosteroid!

Exclusivo no Canal JonyMzs

Nessa entrevista exclusiva com Antonina Batova, Vice-Presidente Sênior de Infraestrutura da Boosteroid, explorei o presente e o futuro da plataforma de jogos em nuvem que está conquistando o mundo. Antonina compartilha insights sobre a parceria com a Microsoft, os avanços em sincronização de contas e integração com o ecossistema Xbox e revela os próximos passos em termos de expansão global, incluindo planos específicos para o Brasil.

Também abordamos os desafios técnicos, novas parcerias com grandes marcas e a possibilidade de novos servidores 4K, além de possíveis planos gratuitos no futuro.

Um olhar profundo sobre como a Boosteroid está moldando o futuro dos jogos em nuvem, com foco especial no mercado brasileiro.

Você pode se cadastrar e conferir o catálogo de jogos do Boosteroid aqui.

Antonina Batova

Antonina Batova está na Boosteroid desde 2020. Ela foi responsável pelas relações do data center e nos últimos anos tem gerenciado a estratégia de expansão da Boosteroid, implementações de infraestrutura e operações de data center na qualidade de vice-presidente sênior de infraestrutura.

Vamos as perguntas

Jony: Sabemos que a parceria entre Boosteroid e Microsoft (Xbox) traz grandes benefícios aos assinantes do Boosteroid. Você poderia falar um pouco mais sobre o que pode acontecer nos próximos meses em relação ao Xbox?

Antonina: O Xbox e o Boosteroid visam fornecer a melhor experiência de jogo possível para todos em qualquer plataforma. Essa é a base da nossa parceria – tornar mais fácil para as pessoas aproveitarem os jogos do Xbox e o Game Pass no Boosteroid.

Acabamos de lançar a sincronização de contas que permite aos usuários conectar suas contas do Xbox e ter todos os seus jogos do Xbox sincronizados com a biblioteca do Boosteroid. Estamos trabalhando no logon único e muito mais! Há também muitos lançamentos emocionantes de jogos para Xbox no Boosteroid, incluindo o tão aguardado Forza.

Jony: Ainda falando de Xbox, embora agora seja possível jogar com Boosteroid no Xbox através do navegador Edge, existe a possibilidade de um aplicativo nativo para o console da Microsoft?

Antonina: No momento, não temos o aplicativo para consoles Xbox em nosso roteiro. Mas há várias coisas em desenvolvimento que irão integrar ainda mais o Boosteroid ao ecossistema de jogos do Xbox.

Jony: A Boosteroid fez parceria com grandes empresas como Samsung e LG, trazendo aplicativos nativos que garantem melhor jogabilidade em TVs, por exemplo. Existem outras negociações em andamento com novas empresas como a Amazon (Fire TV) ou outras que você poderia citar?

Antonina: Em 2023, a Boosteroid fez parceria com Samsung e LG. Há um mês, começamos com o VIDAA – o sistema operacional implementado em dezenas de milhões de TVs Hisense em todo o mundo. Existem algumas outras parcerias surgindo, incluindo Titan OS para TVs Philips e mais de uma dúzia de provedores locais e regionais de TV e decodificadores em todo o mundo.

Já estamos trabalhando para trazer o Boosteroid para Fire TV e algumas outras plataformas populares. Fire TV provavelmente será nosso próximo grande passo em termos de expansão de plataforma e deve acontecer até o final do ano.

Jony: Uma pergunta que sempre me fazem nos comentários dos vídeos é ''se o Boosteroid tem plano grátis?'', entendo que oferecer plano grátis em muitos casos pode impactar negativamente na capacidade dos servidores, mesmo assim, gostaria de saber se a Boosteroid pensa em criar um plano de teste gratuito ou limitado para novos usuários que queiram conhecer o serviço?

Antonina: Poderemos introduzir algum tipo de nível gratuito no futuro. Poderia ser um nível gratuito baseado em anúncios, onde os usuários assistem a vídeos curtos de anúncios antes de começar a jogar.

No entanto, não temos capacidade de servidor suficiente para suportar isso agora. E não é porque temos um pequeno número de servidores – nossa rede de infraestrutura de GPU é uma das mais amplas do planeta, com 22 DCs até hoje e pelo menos mais 10 planejados em breve! O crescimento orgânico em quase todos os mercados onde operamos é tão grande que um nível gratuito levaria imediatamente à situação em que tanto a maioria dos utilizadores do nível gratuito como todos os utilizadores pagos não poderiam entrar no serviço.

Jony: Quais são os desafios do Boosteroid ao implantar um servidor em uma nova região ou país?

Antonina: Não existem tantos desafios agora, pois temos parceiros de centros de dados em todo o mundo, incluindo as áreas onde o Boosteroid ainda não está disponível. O processo de implantação, desde a fábrica, do fornecedor até o rack do CD, é muito tranquilo e eficiente. No entanto, ainda exige muito tempo e esforço, além de envolver dezenas de milhões de investimentos em hardware.

Após o lançamento do Boosteroid em 2022 nos EUA, tivemos que suspender a expansão geográfica por vários motivos. Após o ataque militar total da Rússia à Ucrânia, onde a nossa equipa estava baseada, tivemos de nos concentrar nas operações principais para manter o negócio em funcionamento no meio da guerra. À medida que as coisas ficaram um pouco mais estáveis ​​em 2023, iniciamos a pesquisa e desenvolvimento com a AMD e a ASUS para projetar um servidor capaz de transmitir jogos em 4K/120+ FPS, o que levou quase um ano. A falta de novos servidores levou rapidamente à falta de capacidade, pois o crescimento de usuários ainda era muito grande. Finalmente, podemos expandir novamente em 2024 e já lançamos muitos milhares de novos servidores, com muito mais por vir até o final do ano.

Jony: Gostaria de aproveitar para perguntar sobre as próximas expansões do Boosteroid, quais países estão mais próximos de receber um novo servidor?

Antonina: Hoje, a Boosteroid está se expandindo em seus atuais pontos de presença e implantando novos CDs nas mesmas regiões para melhorar a cobertura. Acabamos de abrir na Alemanha, lançamos o nosso 3º DC (Data Center) na França e estamos perto de implantar na Polônia. Nos EUA, a Boosteroid lança novos servidores em Omaha e em nosso segundo DC na Pensilvânia neste momento. Na Califórnia e/ou o Arizona chegarão provavelmente em meados do outono deste ano. Isto soma-se aos 6 pontos de presença que já tínhamos em todo o país.

Jony: Sobre o Brasil, temos um público que quer muito um servidor de qualidade no país, pois atualmente a única empresa com servidor físico aqui é a Microsoft. A Boosteroid planeja trazer um servidor especificamente para o Brasil ou LATAM?

Antonina: O Brasil e, em geral, a América Latina sempre estiveram em nossa mente. Provavelmente é a primeira vez que compartilhamos isso publicamente – a Boosteroid comprou servidores para o Brasil e eles já foram enviados de Taiwan para nosso armazém europeu. Estamos nos preparando para os procedimentos de importação. A questão é que nossos servidores têm preços abaixo do valor de mercado (devido ao apoio ao nosso projeto por parte dos fabricantes de chips e servidores), e fomos informados por parceiros locais que pode ser um desafio importar mercadorias para o Brasil se custarem abaixo o preço de mercado. Bem, não é nenhuma surpresa que a importação brasileira não seja a mais fácil, mas vamos descobrir isso para o bem dos nossos queridos usuários no Brasil e na América Latina. Estamos muito entusiasmados por estar perto deles e fornecer a experiência de jogo de alta qualidade e baixa latência que eles realmente merecem.

Jony: E como é meu país e onde jogo no Boosteroid, se você está pensando em servidores aqui no Brasil, poderia indicar alguma cidade/região que você considere pontos-chave para receber um servidor? (Exemplo: São Paulo, Fortaleza, Curitiba..)

Antonina: Nosso primeiro local será São Paulo. É claro que expandiremos para mais DCs no Brasil e eventualmente teremos de 4 a 5 locais para estarmos super próximos de nossos usuários e garantirmos latência mínima.

Jony: Sobre o pagamento de assinaturas, existe algum estudo para introduzir mais formas de pagamento como PIX (Funciona apenas no Brasil) e também pagamento em outras moedas como Dólares e até Real (BRL)?

Antonina: Claro, faremos isso! Sabemos que é um desafio para alguns clientes do Brasil comprar uma assinatura do Boosteroid agora, quando não há métodos de pagamento locais habilitados. O apoio às opções de pagamento locais tem sido nossa estratégia para todas as regiões e é especialmente importante para o Brasil. Faremos o possível para oferecer suporte ao PIX, bem como a outros métodos de pagamento como Elo ou Hipercard antes de nossa implantação no Brasil.

Jony: E sobre os servidores 4K na Europa, como tem sido o feedback dos assinantes sobre este plano? Gostaria de aproveitar para perguntar quando veremos os planos 4K em operação nas máquinas dos Estados Unidos?

Antonina: Os servidores 4K e o lançamento do nível ULTRA foram um grande sucesso. Tanto os novos usuários assinam o ULTRA quanto nossos clientes existentes atualizam sua assinatura Standard para o ULTRA. Passaram-se apenas alguns meses desde o lançamento, por isso ainda estamos coletando dados. Os resultados intermediários são melhores que o esperado. Felizmente, temos milhares de novos servidores implantados, por isso não ficaremos sem capacidade muito rapidamente. No entanto, ainda é difícil acompanhar o rápido crescimento orgânico.

Jony: Em relação à evolução do Hardware, tivemos grandes avanços recentemente com a chegada dos servidores 4K, qual é a próxima grande atualização que podemos esperar?

Antonina: Estamos trabalhando com a AMD em uma solução de próxima geração ainda melhor que estará disponível no início de 2025. Esperamos lançar uma nova infraestrutura no primeiro trimestre de 2025. Ela será ainda mais sofisticada do que os servidores por trás do Boosteroid ULTRA. O novo hardware incluirá algumas tecnologias personalizadas e otimizações não disponíveis nos componentes regulares. Isso levará a uma experiência de jogo em nuvem ainda melhor, enquanto as máquinas virtuais Boosteroid serão 15% mais sofisticadas do que qualquer coisa que existe no mercado de jogos em nuvem.

Jony: Existem outras tecnologias projetadas pela Boosteroid que poderemos ver no futuro?

Antonina: A visão da Boosteroid vai muito além dos jogos em nuvem, embora seja o nosso principal (e único) negócio até hoje. A tecnologia (software e hardware) por trás do Boosteroid é perfeita para filmes interativos (vídeo parcialmente renderizado em mecanismos de jogos), acesso baseado em nuvem a aplicativos de software de última geração para gráficos, vídeo e áudio, etc., bem como VR, AR e Metaverso.

2 anos acompanhando a trajetória do Boosteroid

Estamos completando 2 anos de cobertura do canal JonyMzs de novidades da plataforma Boosteroid e gostaria de agradecer todo esse tempo em que tive a oportunidade de levar conteúdo do serviço aos assinantes e não assinantes. Ter esse relacionamento próximo com a equipe da Boosteroid me permite levar ao público do Brasil conteúdos mais precisos, além de diversas promoções e códigos de desconto que as pessoas conseguiram. Aqui fica o meu agradecimento, e certamente do meu público, a toda a equipe da Boosteroid Cloud Gaming!

Antonina: Gostaríamos também de agradecer a você e a todos os nossos usuários no Brasil. O apoio que vemos lá é incrível!